Primeiro eu recomendo que uma versão do node esteja instalada no seu computador. Um modo fácil para que isso aconteça e visitando nodejs.org e clique em Install.

Node tem um pequeno grupo de módulos que vem com ele por padrão (comumente chamados como ‘núcleo do node’) eles são representados por suas API’s publicas e você utiliza elas para escrever os seu programas. Para trabalhar com sistema de arquivos existe o módulo fs e para redes os módulos são net (TCP), http, dgram (UDP).

Em adição ao fs e os módulos de rede existem outros módulos na base do núcleo do node. Lá também temos um modulo assincrono para resolver consultas de DNS chamado dns, um módulo para pegar informações especificas do sistema, por exemplo o tmpdir e ele chama os, um outro para alocação de pedaços de binários na memória chamado buffer, varios módulos para análise de urls e caminhos (url, querystring, path) entre outros. A maioria dos módulos presentes no núcleo do node suportam os principais casos de uso dele: escrever rapidamente programas que conversem com os sistema de arquivos ou rede.

Node lida com I/O com: callbacks, eventos, streams e módulos. Se você aprende como essas quatro coisas trabalham vocês esta habil para ir em quanlquer módulo do core do node a ter um entendimento básico sobre como a interface funciona com ele.